sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Construção de um modelo representativo dos horizontes do solo

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Experiência:

Construção de um modelo representativo dos horizontes do solo para visualização da passagem da água através dessas camadas e estudo da impregnação dos solos, quando usadas substâncias poluentes;

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Observação da permeabilidade dos solos

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Actividade experimental realizada no Jardim de Infância em articulação com o departamento de ciências da E.B,23 Pedro Barbosa e uma turma de 8º Ano.

domingo, 18 de janeiro de 2009



Projecto:
BIOM@t Candidatura á Fundação Ilídio Pinho
BioM@T
Descrição Sumária do projecto
Considerando que a educação científica e as actividades experimentais devem começar o mais cedo possível e partindo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997) que advogam uma abordagem integradora das áreas, considerámos ser pertinente pensar este projecto numa lógica de transversalidade e articulá-lo com o Agrupamento, pais e comunidade local, Junta de Freguesia e Câmara Municipal. Neste sentido partimos das motivações exteriorizadas pelas crianças, das condições físicas e humanas e, em grupo, traçámos e definimos o Projecto. BioM@t envolve a construção de uma horta biológica para a qual se torna necessário estudar o tipo de solo e clima; preparar o solo, escolher as sementes adequadas às condições ambientais encontradas; estudar a germinação das sementes e as condições necessárias ao desenvolvimento das plantas. Aplicar os princípios da agricultura biológica, recorrendo à compostagem e aos seres vivos que habitam a horta para fabrico de húmus e controlo das culturas. O valor nutritivo das plantas assim produzidas será, posteriormente, avaliado e apreciado através da sua utilização para confecção de sopas e saladas variadas na cantina escolar. O BioM@t integra as grandes intencionalidades do projecto educativo do Agrupamento e dos projectos curriculares de turma deste Jardim-de-infância, recorrendo sempre a uma vertente prática experimental que envolve as crianças em trabalhos de grupo, implica levantamento de questões, observação, recolha de dados, previsão de acontecimentos, tratamento e análise de resultados e respectiva discussão/conclusão. O Projecto permite de uma forma prática e lúdica, trabalhar conceitos e fornecer ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de competências para a vida.
Objectivos:
Desenvolver conceitos matemáticos de forma lúdica e vivenciada: noção de número (cardinal e ordinal), noção de grupo, de conjunto, de intersecção; padrões, lógica e expressões numéricas; noções de espaço (geometria); construção e interpretação de tabelas e gráficos, tratamento e análise de resultados, discussão e comunicação de resultados.
Desenvolver as competências no âmbito das TIC, através da elaboração de: protocolos experimentais, tabelas, gráficos, registos de dados e divulgação dos trabalhos realizados (utilização de Word, Excel, Power-point e Blogue do JI)
Estimular e desenvolver a curiosidade da criança, confrontando-a com situações de descoberta e situações do mundo, promovendo actividades relacionadas com os processos de aprender/metacognição.
Desenvolver competências de resolução de problemas, fomentando nas crianças uma atitude científica experimental.
Fomentar a interdisciplinaridade e partilha de experiências entre diferentes níveis de ensino (pré-escolar, 1º ciclo, 3º ciclo e ensino superior)
Incrementar a participação de pais/encarregados de educação, comunidade local, Junta de Freguesia e Câmara Municipal em projectos do Agrupamento.
Actividades
Identificação de diferentes tipos de solo e estudo da respectiva permeabilidade (actividade experimental levada a cabo com a colaboração de alunos do 8º ano da escola E.B. 2,3 Dr. Pedro Barbosa)
Construção de um modelo representativo dos horizontes do solo para visualização da passagem da água através dessas camadas e estudo da impregnação dos solos, quando usadas substâncias poluentes;
Estudo do processo de filtragem da água. (Actividades a realizar com as estagiárias da Escola Superior de Educação)
Estudo do comportamento das minhocas (Influência da humidade, da luz e da temperatura no comportamento das minhocas) e posterior construção de um terrário para observação da actividade das minhocas e compreensão da sua importância no processo de fabricação de húmus e arejamento dos solos.
Agendadas com a colaboração de pais, ligados à agricultura Biológica e criação de minhocas da Califórnia, Junta de Freguesia, com as professoras do Departamento de Ciências Físicas e Naturais da EB.2,3 Pedro Barbosa e os alunos de uma turma de 8º ano, estas actividades experimentais permitem o contacto directo, a manipulação, expandir o conhecimento e a compreensão do mundo físico e biológico e ainda desenvolver conceitos no âmbito da matemática (consultas na Internet, construção do protocolo, identificação de alguns instrumentos de medida, recolha e tratamento de dados, registos variados recorrendo ao computador)
Construção de quadro mensal, com registo diário das condições atmosféricas, construção de um pluviómetro, com material recuperável, para recolha da quantidade de precipitação ao longo do mês. Registos das observações, recolha de dados, leitura e tratamento dos dados com recurso ao gráfico de barras realizado através do grafismo e do computador:
Reactivação do processo de compostagem para fertilização dos solos. Actividade a realizar em parceria com uma turma do1º CEB de Monserrate, recorrendo a pressupostos matemáticos que passem pela, classificação, seriação, medição.
Selecção de sementes a plantar na horta: Seriação de sementes, formação de conjuntos, subconjuntos, intersecção noção de pertença e não pertença, número de elementos por grupo, correspondência, construção de padrões utilizando constantes que passem por pequenas operações numéricas +1, -1, ou 2 em 2…
Preparação do terreno, (envolvendo pais, junta de freguesia e Câmara Municipal) e transplantação das plantas germinadas para a horta.
Estudo do desenvolvimento das plantas: Realização de actividades experimentais que visam o estudo da germinação de sementes em diferentes condições ambientais e o estudo da influência da luz e da humidade no desenvolvimento das plantas (com a colaboração de professoras e alunos da EB2,3).
As actividades de ciência experimental oferecem às crianças a capacidade de conceberem o mundo de uma forma mais rigorosa e aprofundada, mediante a utilização de diferentes procedimentos e capacidades (observar, registar, medir, comparar, contar, descrever, interpretar) que não são exclusivos da ciência, existindo por isso, uma forte relação das ciências com outros domínios, nomeadamente das expressões, da matemática e da linguagem.
Colheita dos produtos cultivados na horta biológica e exercício de correspondência com os grupos da roda de alimentos;
Confecção de sopa e de saladas variadas, no âmbito da cantina escolar recorrendo a receitas e registo de receitas.
Todo o projecto pressupõe o recurso às novas tecnologias mediante: A construção de protocolos experimentais (alunos e professoras da EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa);A elaboração de grelhas, tabelas variadas para registo e tratamento de dados (alunos de 5 anos com o apoio das Educadoras e das Estagiárias da Escola Superior de Educação);O registo e tratamento de dados em suporte informático (Actividade a desenvolver pelos alunos de 3 e 4 anos, com o auxílio das respectivas educadoras);A elaboração de materiais de divulgação das actividades realizadas (crianças e educadoras do Jardim-de-infância)
O conjunto de actividades desenvolvidas ao longo do projecto contribuem para o desenvolvimento de competências de pensamento potenciadoras da capacidade de “aprender a aprender” de “aprendizagem ao longo da vida”. Como salienta Glauert “Na educação de Infância, a ciência procura expandir o conhecimento e a compreensão que as crianças possuem acerca do mundo físico e biológico e ajudá-las e desenvolver meios mais eficazes e sistemáticos de descoberta” (2005, p. 71).
Áreas Disciplinares Envolvidas
As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997) defendem uma abordagem integradora das três áreas de conteúdo (“Conhecimento do Mundo”, “Expressão e Comunicação” e “Formação Pessoal e Social”). Neste sentido o projecto é trabalhado de forma transversal.
Níveis de Ensino e Anos de Escolaridade Envolvidos no Projecto
Pré-escolar, 1º ciclo (1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade), 3º Ciclo (8º ano de escolaridade)

Troféu Pedagógico


Este "selinho" foi criado pela Bruna da “Pedagogia do Afeto” com o objectivo de homenagear todos os que contribuem para a educação e tem algumas regras.
Ficamos muito contentes por recebermos este prémio dos nossos amigos virtuais, da sala do Arco-íris, Jardim do Cruzeiro.
Agradecemos a vossa generosidade e vamos fazer um esforço por corresponder a este desafio, pois ainda andamos um pouco às "apalpadelas" neste espaço.

http://jardimdecruzeiro.blogspot.com

Quem somos nós?

Somos os meninos e meninas do Jardim de Infância de Monserrate.

No nosso Jardim há 4 salas de actividades e cinco Educadores,

Graciosa, Graça Rocha, Graça Cavaleiro, Ludovina Meira e Educadora Ana Maria. Este ano a Educadora Graça cavaleiro fica sem turma.

Quatro Auxiliares da Acção educativa ( Zeza, a Anita, Ana e Rosa) e três Animadoras (Regina, Cláudia e Isabel).

Ao todo somos 85 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.

Todos os anos recebemos estagiárias das Escola Superior de Educação que em parceria com as nossas educadoras, ajudam-nos a descobrir coisas novas.

Este Jardim é muito divertido e gostamos muito de andar aqui.